Quantcast
Channel: Feminina » vergonha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Seu passado te condena?

0
0

Quando eu tinha lá pelos meus 18, 19 anos tinha uma colega Lulu* considerada bem pra frente. Ela era uma mulher que prezava por sua liberdade sexual, sempre estava com uma roupa sexy, bebia, fumava cigarro e maconha ocasionalmente… Não tenho nada contra ou a favor o estilo de vida que Lulu tinha pois era uma escolha dela. Eu imaginava que ela era feliz vivendo desse jeito! Uma mulher deve viver da forma como ela quer viver, liberal ou conservadora, não importa. As mulheres devem lutar pela sua felicidade. Mas, contrariando minha percepção, eis que hoje Lulu mudou radicalmente. Ela está casada, com uma filha e está sendo chamada por outro nome. Na cabeça de Lulu, a forma como ela vivia antigamente era errada e por isso faz de tudo pra apagar este passado: além de mudar o nome, não tem contato com os amigos da época, sumiu das redes sociais.

O problema de Lulu e de muitas outras pessoas por aí é a impossibilidade de deixar o passado para trás. Não porque você quer mudá-lo mas porque as pessoas fazem questão de trazê-lo a tona. Não importa o quanto Lulu use uma roupa sem decotes, sempre vai ter alguém pra chamá-la de sonsa, falsa moralista, piriguete enrustida. Uma ou outra fará questão de dizer que antes ela usava e agora não tem “moral” pra pagar de boa moça. Por que mesmo tanta gente se importa com o que Lulu faz ou fez?

E sabe o que mais? A maioria das coisas que as pessoas apontam não interessa a ninguém. Ao menos não deveria. Se uma mulher resolve fazer um pornô e mais na frente se arrepende e segue pra outra profissão, não importa. Ela pode ter 90 anos e ter feito o filme com 15! Sempre vai ter alguém pra chamá-la de safada, vadia. E mesmo que ela fosse, safada ou vadia… isso é mesmo da sua conta?

Quando alguém faz algo e mais na frente se arrepende verdadeiramente, qual é o problema? Todos cometem erros. Alguns mais outros menos… Não estou nem falando de crimes, estou falando de comportamento, algo que é muito mais complexo do que simples conceitos. Afinal, o que é errado pra você pode não ser pra mim. Você pode ter se relacionado com um homem sabidamente sem caráter, ter posado nua, ter tirado a roupa em uma festa, bebido com direito a vexame, entrou em uma briga na rua… não importa do que você se arrependa. Não importa seu erro. Sempre vai ter alguém pra apontar o dedo e lembrá-la deles.

*Lulu é um nome fictício.

 

E por fim…

“Foi há muito tempo, mas descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de ouro, ele consegue escapar.”

O Caçador de Pipas

……………………………………………………………………………………

Já faz algum tempo que eu penso em voltar com textos mais autorais como fazia em meu antigo blog. A correria da vida me fez ter uma certa preguiça de sentar e colocar no papel algumas angústias e reflexões. Elas continuam acontecendo, apenas ficam no campo do debate entre amigos e não mais em pauta neste espaço. Espero que tenham gostado e aproveitem o espaço dos comentários como um estímulo ao debate!

…………………………………………………………………………………..

 

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images